quarta-feira, 27 de maio de 2009

WakeBoard



Vindo da Califórnia nos USA em 1984, o Wakeboard foi inventado pelo americano Tonny Finn. A primeira invenção é o skufer (prancha para esqui na água – unificando o surf e o esqui aquático), os skufers tem hidrodinâmica apropriado para ser puxado por barcos e não mais serem empurrados pelas ondas no mar como no surf, mas ainda sem alças e sandálias (seus praticantes chamados de Skiboarding).
Já, em 1987, ocorrem algumas transformações, as pranchas ganham novos designers e tem alterações nas dimensões e formatos. Agora ela não mais se parece com uma prancha de surf, tem o formato parecido com uma prancha de snowboard só que bem menor no comprimento e mais estreita, sem contar que passa a ter quilhas (o que permitiu aos praticantes a fazer novas manobras) e também sandálias e sapatas (melhorando base para na prática do esporte).
Ainda em 1987, o Wakeboard chega até o Brasil através de Roberto Pereira Leite, o Betinho, que trás os primeiros skufers, mas ainda falta muita tecnologia e motivação, o skufer era difícil de manobrar e pouco durável.
Pelo surfista Havaiano Erick Perez, surge a primeira prancha de Wakeboard feita com fibra moldada e compressão, chamada de Hyperlite, idealizada juntamente com Herb O´brien. O termo Skiboarding ainda persistia, mas aos poucos seria o Wakeboarding. Outras marcas começaram a fabricação das pranchas que resultou numa avalanche de praticantes, tinha mais por vir, em 1993 a prancha já tinha bico e rabeta evidente, passa a ser simétrica e com ajuste dos pés de forma centralizada (botas). Em 1998, o Wakeboard tem marco no Brasil com a fundação da ABW (Associação Brasileira de Wakeboard), que possibilitou a regulação e oficialização dos resultados dos nossos atletas em campeonatos.

Conheça melhor a equipe de wakeboard da Oakley. Marcelo Marques Giardi - Marreco, Luciano Rondi Neto - Deco e Mario Manzoli - Marito aparecem em imagens de tirar o fôlego. Olhando pela tela parece fácil, mas não é qualquer um que consegue “voar de wake” igual a esses caras.

Confira o atleta OAKLEY "Marreco":

Nenhum comentário: