quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Mudhoney e Nação Zumbi


Mudhoney



Nação Zumbi

Uma veio de Seattle; a outra veio do Recife. Uma é ícone do grunge; a outra é símbolo do mangue-beat. Uma derivou do hardcore, do punk e do heavy metal; outra misturou o frevo, o maracatu, o rock e a música eletrônica. Ambas nasceram no final dos anos 1980.
Duas bandas diferentes em quase tudo, mas bastante expressivas em seus gêneros, serão as principais atrações do Festival Demosul 2008. Mudhoney e Nação Zumbi se apresentam, respectivamente, nos dias 10 e 11 de outubro, na sede do Grêmio Literário e Recreativo Londrinense. As atrações nacionais e internacionais não devem ficar por aí – a programação do festival de música independente ainda não foi concluída.
Depois de muitos boatos, Londrina foi incluída na turnê brasileira do Mudhoney. Além de Londrina, o Mudhoney também se apresenta no Rio, Belo Horizonte, São Paulo e Goiânia, seguindo depois para Buenos Aires. A banda sobe ao palco do Demosul com a seguinte formação: Mark Arm (guitarra e voz), Steve Turner (guitarra), Guy Maddison (baixo) e Dan Peters (bateria). As apresentações no Brasil fazem parte da comemoração pelos 20 anos da banda, e coincidem com o relançamento nacional do disco Superfuzz Bigmuff, cujo nome vem a designar o pedal utilizado por Steve Turner em sua guitarra.

O Mudhoney surgiu no berço do movimento grunge, em janeiro de 1988. A história da banda se mistura com a do Pearl Jam e do Nirvana, também representativos do gênero. Mesmo assim, o Mudhoney nunca teve o mesmo sucesso comercial de suas “co-irmãs”.
O som e os temas da banda são típicos do grunge: guitarras distorcidas, som pesado, angústia, sarcasmo, alienação, confinamento, desesperança, depressão. Eram as músicas da geração X (formada por nascidos nos anos 60 e 70), com o mesmo clima sombrio e nebuloso da cidade de Seattle. Alguns dizem que não havia muito a fazer, a não ser formar uma banda e tocar na garagem.
O Mudhoney já veio para o Brasil em novembro e dezembro de 2005. Entre as canções mais conhecidas do grupo, estão Touch I’m sick, Hate the police, You got it, Poisoned water, Suck you dry e Good enough. O mais recente disco da banda é Under a billion suns, de 2006, com ferozes críticas ao presidente americano George W. Bush.
Menos crítica (aliás, bastante simpática) ao atual presidente do Brasil, a banda Nação Zumbi aporta em Londrina no dia 11 de outubro. Os pernambucanos surgiram na cena brasileira no início dos anos 90, comandados pelo vocalista Chico Science. Com ele, gravaram dois discos: Da lama ao caos (1994) e Afrociberdelia (1996). Science morreu precocemente, em 1997, num acidente de carro. A banda seguiu com Jorge Du Peixe no vocal – e mantém a proposta de misturar estilos e abordar temas político-sociais. O mais recente disco da Nação Zumbi é Fome de tudo, gravado em 2007.
CONVITES NA MT3 DE LONDRINA 43 3027 1825

Muito bom, recomendamos.

Nenhum comentário: