sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

OAKLEY - FRANK KOZIK


Série Limita: OAKLEY HIJINXFrank Kozik






Kozik nasceu em Madrid, Espanha em 1962. Quando tinha 14 anos de idade mudou-se para os Estados Unidos e estabeleceu-se em Austin, Texas. Atribui-se a ele todo o crédito pelo renascimento da arte "perdida" do pôster de shows. A carreira criativa de Frank cresceu principalmente por causa de seu entusiasmo pelo crescente mundo do rock underground em Austin no meio da década de 1980. Começando com folhetos em preto e branco colados em postes para bandas de amigos, sua reputação cresceu com o artista cujo trabalho era graficamente poderoso e culturalmente cativante.

Atualmente, o artista Kozik mora em São Francisco, Califórnia, onde produz seu trabalho artístico, e onde previamente administrava sua própria gravadora, Man's Ruin Records (1995-2001) que lançou mais de 220 CDs entre singles e álbuns, incluindo o primeiro CD da banda Queens of Stone Age.
Seu trabalho é conhecido entre os fãs da arte de capas de álbuns e de pôsters de shows. Ele já produziu artes para bandas como Pearl Jean, Soundgarden, Nine Inch Nails, Neil Young, Sonic Youth, Red Hot Chilli Peppers, Janne's Addiction, Ice-T, George Clinton, Green Day, Beck, The Offspring, The Melvins e muitos outros.
Em 2001, Kozik abandonou a indústria fonográfica, e dedicou-se em tempo integral a arte e ao mais recente movimento emergente, Vinyl Art Toy (bonecos de vinil). Desde 2001 foram lançados mais de 200 bonecos, é o artista que mais vende neste segmento.

Nenhum comentário: