quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

OAKLEY - Gascan JPM

Oakley signature series - Gascan JPM






Juan Pablo Montoya (Bogotá, 20 de Setembro de 1975)
É um automobilista colombiano. Já foi campeão da CART, já venceu as 500 milhas de Indianápolis e correu na Fórmula 1 de 2001 a 2006. Assinou contrato para correr em 2007 na Nascar. Montoya, um dos pilotos mais agressivos e rápidos da atualidade, aprendeu com seu pai, um arquiteto fã de automobilismo.

Fórmula 1

Em 2001, o colombiano estréia na F1 pela equipe de Frank Williams, da qual já havia sido piloto de testes. Em sua terceira corrida, ele surpreende a todos com uma linda ultrapassagem sobre o então tricampeão Michael Schumacher. Montoya liderava a corrida até que, numa atitude desastrada, o holandês Jos Verstappen tirou-o da prova. Apesar disso, ainda conseguiu terminar sua primeira temporada na F1 com uma vitória e três pole positions.
Em 2002, já com certa experiência na F1, conquistou 50 pontos e, a despeito de não ter vencido nenhuma corrida, ficou apenas atrás dos dois pilotos da Ferrari no final do campeonato.
Em 2003, Montoya lutou pelo título até a penúltima prova, mas acabou perdendo a disputa, terminando o ano em terceiro lugar no campeonato, com 82 pontos, duas vitórias e uma pole.
Em 2004 sua equipa enfrentou vários problemas: um projecto mal sucedito da WilliamsF1, além de divergências entre ela e sua fornecedora de motores acabaram por frustar as chances de Montoya no campeonato.
Em 2005, agora na equipe McLaren, o piloto sofreu um acidente, noticiado oficialmente como tendo acontecido num jogo de tênis (embora a imprensa especulasse que foi, na verdade, um acidente de moto), que o deixou de fora de algumas corridas.

Nenhum comentário: